me tira do serio blog

Como Alcançar Suas Metas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

 Imagine que você tem um amigo chamado Ricardo, que decide que   aconteça o que acontecer, vai transformar seu corpo que não é lá grandes coisas   em um corpo saudável e bonito. Então ele todo animado vai até o nosso querido e amado Google e começa a procurar qual a melhor maneira de conseguir isso.

Ele chegou em  formas diferentes:

A primeira diz pra ele fazer o que a maioria das pessoas fazem entrar em uma academia por um ano,    aproveitando uma promoção para pagar menos e começar a treinar com um treinador que provavelmente tem outras pessoas com objetivos semelhantes e que não vai estar lá muito interessado no novo aluno.

A segunda forma diz para ele tentar aprender tudo por si mesmo   treinando em casa e pesquisando por todas as formas possíveis de treino. Isso com certeza vai custar mais tempo e neurônios   e mesmo assim os resultados não serão garantidos.

 E finalmente   também há a terceira forma: buscar o modelo de pessoa saudável que você tem em mente   e tentar buscar alguma forma de se aprender com ele TUDO que é necessário  para chegar ao corpo dele.

Qual opção ele deve escolher?

E existe uma frase forte e antiga de Otto Von Bismarck   que diz o seguinte:  

“-Os tolos dizem aprender com seus próprios erros, eu prefiro aprender com os erros dos outros.”

 E dessas alternativas   somente a terceira leva isso em consideração. Então não que a primeira e a segunda opção sejam intrinsicamente erradas, mas que elas não levam em consideração os erros que teremos no meio do caminho.  E como saber se vamos acertar em algum momento ou apenas errar? Porque o que eu mais vejo são pessoas pegando o primeiro e o segundo caminho, mas pararem depois de alguns meses   porque não chegaram onde pensaram que iriam chegar.

 Considere a primeira opção   que abrangendo a ideia de apenas se matricular em uma academia   é a de fazer o que a maioria das pessoas fazem: na vida isso é o mesmo de estudar durante anos e mais anos para conseguir um trabalho que você não gosta das pessoas que trabalham dizem não gostar do que fazem. Elas agora trabalham num lugar que não gostam para que possam ter algum dinheiro. Na academia é a mesma coisa   apenas se matricular e carregar pesos pra lá e pra cá não vão te levar muito longe.

Agora a segunda opção pode ser até pior:  a opção de fazer tudo por conta própria   se levada para a vida   pode ser bem problemática.  Imagine que você queira montar um negócio e que faça tudo por conta própria   pegue um empréstimo, compre as máquinas e equipamentos e tente tudo sozinho   esperando ser o próximo gênio revolucionário.

Algumas pessoas tem esse pensamento   pensam que no fundo elas podem ser o próximo Steve Jobs que começou tudo da garagem de casa   mas não enxergam que aquela garagem foi apenas onde tudo começou   e que depois daquilo   e mesmo durante aquilo  ele se cercou de pessoas que com certeza sabiam mais que ele em suas determinadas áreas. O que nos leva diretamente para a Opção    que é o de aprender com as pessoas que você considera como modelo e   depois disso   começar a tomar as ações para chegar onde quer.

Por exemplo   se você quer aplicar seu dinheiro na bolsa de valores   você pode buscar as                      pessoas que conseguiram isso com mais maestria e por mais tempo. Se quiser entender se a vida vale mesmo a pena ser vivida   pode ser interessante buscar entender como as pessoas sobreviveram   e viveram   suas vidas com dignidade mesmo em períodos extremamente difíceis como no holocausto judeu .

Essa é basicamente a ideia de se ter mentores na sua vida , pessoas que já passaram pelos processos,  aprenderam com seus erros e acertos, e que possam te guiar pelo caminho   não as outras que usam atalhos,  que vendem a ideia de saúde mas que usam anabolizantes   que vendem a ideia de riqueza fácil, mas que conseguiu a sua passando os outros pra trás.

Mentores são as pessoas que são algo importante pra você   não aquelas que tem algo ou   pior ainda   aquelas que se esforçam para parecer algo. E a história está repleta de exemplos de grandes pessoas que tiveram mentores:    Alexandre, o Grande teve Aristóteles, que teve Platão, que teve Sócrates.

 Warren Buffet teve Benjamin Graham e hoje, Buffet serve de mentor para muitas e muitas pessoas. Antigamente   essas pessoas tiveram que buscar seus mentores e passar muito tempo com eles. Hoje   graças às facilidades que a tecnologia nos trouxe   podemos nos encontrar com eles virtualmente   por meio de vídeos   livros e artigos que eles mesmos escreveram ou por alguém que os conhecia muito bem.

  E por ser tão mais fácil   podemos ir além e não focar em apenas UM mentor   podemos selecionar uma série de mentores e aprender com todos ao mesmo tempo. Eles podem nos servir como conselheiros.  

Quer um bom relacionamento? Quer construir um negócio de sucesso? Quer uma vida simples e feliz? Então busque seus mentores!                       

Como disse,  pode ser por vídeos,   livros,   podcasts ou qualquer outra forma de contato.                       Pessoalmente   eu sempre indico a leitura   que é a forma de pensamento mais detalhada.         Isso é fácil de se ver contrastando um autor de algum livro dando uma palestra   o livro                      tem uma infinidade de assuntos que não são tratados durante suas aparições em vídeos.

 Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos. E se já tem um mentor, deixe o nome dele nos comentários!

LEIA MAIS

como alcançar seus objetivos

Como Alcançar Suas Metas

 Imagine que você tem um amigo chamado Ricardo, que decide que   aconteça o que acontecer, vai transformar seu corpo que não é

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *