me tira do serio - site
Menu

5 Dicas para se tornar mais organizado

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Todo mundo já teve a experiência de sentir que a vida estava uma completa bagunça, ainda mais quando você tem muitos objetivos. Nesses momentos é muito difícil manter o controle e conseguir fazer tudo.

A gente tende a relacionar organização apenas com os móveis da nossa casa ou com nossos estudos mas a organização pode ir além:  toda a sua vida,  seja seus objetivos, seja sua vida social ou até seu lazer podem ser também organizados. E a pergunta que se segue é:  por que eu deveria me atentar em ser mais organizado?

Primeiro porque você vai ter muito mais foco naquilo que você quer alcançar ser capaz de priorizar as coisas na sua vida e colocar objetivos e alcançar eles na realidade. Você vai conseguir controlar mais seu tempo e com isso vai gastar menos tempo nas suas atividades sendo mais produtivo e tendo mais tempo livre que você pode usar para ser menos estressado ter mais equilíbrio em vida e mais energia já que você não vai gastar mais a sua energia tentando fazer algo no meio do caos.

Sistemas de organização muito elaborados são ótimos para pessoas que já são organizadas a anos. Para quem nunca conseguiu se organizar esses tipos de sistemas são difíceis de manter e na maioria das vezes o esforço é tão grande porém a diferença no resultado não é proporcional.

Então se essa é a sua realidade ter o mínimo de passos possíveis é essencial porque se não você vai acabar se frustrando quando não conseguir fazer tudo. Sistemas com codificações coloridas cheias de post its e setas podem parecer legais mas como disse o esforço é bem maior que os benefícios

DICA 1: Mantenha uma organização simples

Agora se a sua organização precisa ser feita baseada em coisas que você precise fazer todos os dias ou toda semana se organizar em rotinas é uma ótima saída.

Saber de prontidão o local quando e como fazer determinada tarefa vai fazer você controlar seu tempo de maneira mais eficiente economizando você do cansaço mental causado por planejar programar e fazer isso tudo de novo.

Baseie seu dia ou semana em torno dessas atividades mais importantes que você transformou em rotinas Uma hora essas rotinas se transformarão em hábitos que você vai acabar praticando de forma quase automática.

Importante também é refletir em quais momentos do dia você faz determinada tarefa melhor Eu por exemplo descobri que meu trabalho criativo precisa ser feito na parte da manhã então deixo a leitura de e mails o planejamento do meu dia e até a louça suja para o final da tarde ou noite.

 DICA 2: Reconheça o poder das rotinas e hábitos

Agora algo que parece óbvio mas que normalmente não é colocado em prática é a de colocar tudo que precisamos em um único lugar. Um local para roupas de frio, uma estante para seus livros e pastas no seu computador para cada uma de suas matérias.

Muitas vezes perdemos um tempo enorme procurando coisas que estão espalhadas e se estivermos em uma atividade é pior ainda porque nessa parada perdemos o foco, então tenha uns segundos a mais para produzir de forma mais eficiente.

DICA 3: Tenha tudo o que precisa em um único lugar

Não se engane: precisamos nos planejar para nos mantermos organizados.

Precisamos trabalhar de trás pra frente, primeiro sabendo quais são nossos maiores objetivos e a partir daí ir decidindo quais são os pequenos passos que você precisa dar diariamente depois semanalmente e mensalmente para alcançar tais resultados.

Mantenha listas para as atividades diárias e as mantenha todas em um único local, que pode ser digital ou em um papel só se lembre de deixar tudo num mesmo lugar.

DICA 4: Tenha uma lista

E muitas pessoas tem o pensamento que para ser organizado precisamos ter tudo arrumado nos mínimos detalhes, todos os itens da lista de tarefas feita todos os dias e feito do jeito certo.

Organizar é mais sobre priorizar atividades e tentar aprender onde e como você pode fazer suas atividades de uma melhor forma e também como fazer as coisas mais eficazmente Seja honesto com você mesmo e veja o que é realmente importante ter uma organização impecável e parar na segunda semana ou ir organizando sua vida aos poucos e ter essa qualidade pelo resto de sua vida

DICA 5:  Não seja perfeccionista

E é sempre bom lembrar que organização não precisa ser um evento totalmente separado para o final de semana ou um horário marcado.  Podemos ter nossa vida em ordem em qualquer momento.

Podemos riscar coisas nas nossas listas que não precisamos mais jogar coisas foras reavaliar se estamos precisando de alguma coisa ou não e arrumar nosso espaço para que ele seja um ótimo local para trabalhar Podemos até ter que passar mais alguns minutos do nosso dia para arrumar nossa mesa deletar arquivos ou e mails ou jogar fora comidas que passaram de validade mas o primeiro passo para ser organizado é não deixar a desorganização acumular.

E essas foram as dicas para que você comece a se tornar uma pessoa organizada . Esse é um dos grandes passos para que você consiga ser uma pessoa mais produtiva conquistando mais coisas e ser uma pessoa mais equilibrada.

Se você gostou, deixe seu comentário!

Leia também...

como ser mais organizado

5 Dicas para se tornar mais organizado

Todo mundo já teve a experiência de sentir que a vida estava uma completa bagunça, ainda mais quando você tem muitos objetivos.

Conheça a coleção de relógios Swarovski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *